São João da Bahia 2023 gera empregos, renda e movimenta R$ 1,5 bilhão em receitas no estado

Com atrações por toda Bahia, o São João é sinônimo de geração de emprego, renda, aquecimento da economia e movimentação turística. Setores como comércio e serviços, como viagens e hotelaria, estão entre as áreas mais bombadas pelos festejos juninos e que, consequentemente, impulsionam a criação de postos de trabalho ligados direta e indiretamente à realização das festas. A expectativa para o período é de geração de R$ 1,5 bilhão em receitas para o estado.
De acordo com a Secretaria de Turismo do Estado (Setur), o São João deste ano deve promover um fluxo de cerca de 1,5 milhão de turistas no estado.
Os destinos mais procurados são Amargosa, Ibicuí, Santo Antônio de Jesus, Irecê e Senhor do Bonfim, locais onde a ocupação de hotéis e pousadas se aproxima dos 100%. Muitas famílias aproveitam o período também para a geração de renda extra com aluguel de residências inteiras ou de cômodos para turistas.
Outro serviço com grande oferta de procura no período junino é o aluguel de veículos, que já em 2023 apresenta resultados positivos. “Registramos uma procura exacerbada, chegando a 100% de utilização dos carros. Nem as grandes locadoras têm mais disponibilidade para o período. Sempre tivemos muita procura no São João, mas no ano passado as pessoas ainda tinham medo da pandemia e agora estão seguras e vivendo as festas muito intensamente”, explicou Rogéria Alencar, presidente do Sindicato de Locadoras de Veículos do Estado da Bahia (Sindloc).
Já no aeroporto de Salvador, a oferta de voos cresceu 8% neste mês, em comparação com o mesmo período do ano passado. Vitória da Conquista, outra porta de entrada para a Chapada Diamantina, a movimentação de passageiros no aeroporto cresceu 65%, em junho, no comparativo com o mesmo mês de 2022. Já o tráfego aéreo em Porto Seguro, na Costa do Descobrimento, ganhou cinco voos extras para atender a demanda gerada pelos festejos juninos. Por terra, somente na rodoviária de Salvador são mais de 400 horários extras para o período junino.